terça-feira, 11 de agosto de 2009

CAOS - A palavra do momento

Não sei se todos estão notando, mas a palavra “caos”, que até pouco era um "palavrão", hoje está sendo usada constantemente como justificativa para tudo que não vai muito bem ou já está muito mal.
Trazendo o “caos” para o nosso município, mas quero deixar bem claro, se dependesse de mim ficaria de Brasília prá lá, mas... no começo da atual administração tudo era “o caos” da administração anterior, até mesmo ter encontrado os cofres do município com pouco mais de 60 mil reais – só esclarecendo, não estava no cofre, estava nas contas da Prefeitura, que de qualquer maneira era só gastar, mais 200 mil reais do convênio do asfalto, esse não se pode gastar, mais o dia que a empresa terminar o asfalto o dinheiro ta lá e só pagar os “home”.
Os salários dos funcionários, todos em dia, pago antecipado, pois pela Lei, o salário poderá e deverá ser pago até o 5º dia útil do mês subseqüente isto, é até o 5º do mês seguinte. E ainda junto com os salários foi pago também algumas “gordas rescisões”. Partindo do princípio de que, numa administração, sobrar dinheiro em caixa significa pagamento de fornecedores em dia.
Assumir uma administração nas condições acima citada e ainda querer que a frota e maquinários estejam em perfeita condições de funcionamento, é ser muito pretensioso. Dizer em pleno janeiro, fevereiro ou março, que as estradas estão intrasitáveis e querer creditar o “caos” provocado pelo período chuvoso à administração anterior, é no mínimo ser ou estar ignorante. E depois de mais de três meses de eleito dizer que ainda não tem conhecimento da situação da prefeitura..., eu não digo nada, você caro leitor, pense o que quiser.
Agora depois do período chuvoso, bem depois, não recuperar as estradas, ou recuperar apenas as “linhas de aluno”, é muita falta de consideração com as pessoas da zona rural.
De tanto falar no “caos” parece que o mesmo gostou, tanto gostou que veio de mala e cuia, como já diziam nossos antepassados.
Quando essa administração não terminou de aparelhar o então recém (construído e ampliado) posto de saúde com condições de atender a população de Trombas quando da realização de pequenas intervenções cirúrgicas e principalmente partos, instalando ali secretarias e outros órgãos da Prefeitura, e adquiriu um imóvel, que a muito tempo já não servia para ser legalmente um hospital (de acordo com a Vigilância Sanitária do Estado), e gastou cifras não sabidas em reforma e adaptações e mesmo assim não conseguiu colocar em funcionamento (palavras do Prefeito e Secretária de Saúde) o Hospital Municipal – lá está o “caos”.
Quando essa administração construiu uma rotatória, sem projeto e sem noção, pois não transitam por ali nem ônibus, nem caminhões, muito menos carretas. Não podendo esquecer que para isso foi preciso destruir a irrigação dos canteiros daquela avenida – lá está o “caos”.
Quando essa administração retira a caixa d’água usada para irrigar os canteiros e praças, deixando abandonada toda a instalação do sistema de irrigação, bem como nossas praças e jardins outrora verdes e bem cuidados – lá está o “caos”.
Quando essa administração retira a iluminação (postes e fiação) próxima à ponte do ribeirão trombas (nada se justifica), pois não foi retirada apenas a iluminação, também foi instalado naquela imediação o medo e a insegurança nas pessoas que por ali passam toda noite.
Quando essa administração não dá condições para a empresa concluir o asfaltamento de ruas, tendo que interromper o serviço por falta de bueiros e drenagens – lá está o “caos”.
Quando essa administração reforma uma ponte com varões, colocando em risco as pessoas que por ali trafegam, inclusive ônibus com alunos – ali está o “caos”.
Quando esta administração não disponibiliza internet de boa qualidade na Biblioteca para a comunidade – lá está o “caos”
Quando essa administração retira o piso da única quadra (alegando que o referido não estava bom – e não estava mesmo), mas era ali que se jogava uma bolinha, e não sei de nenhum acidente grave ocorrido ali que justificasse nem mesmo sua interdição – ali está o “caos”.
Quando essa administração (não faz) mas pensa em desmanchar uma das únicas praças de nossa cidade para fazer ali não sei o que – lá está o “caos”
Se nada disso, ou tudo isso não é o verdadeiro “caos”, então como diz a personagem Bianca – da novela das sete, só pode ser "a treva”.

Sinésio Carlos de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário